Psicologia escolar
Grande parte dos psicologos que trabalham em escolas atuam nas escolas como atuam nas clínicas, realizando psicodiagnósticos, entrevistas, aplicação de testes, aplicação de técnicas e métodos de tratamentos terapeuticos ou encaminhamentos a outros profissionais.
O Psicologos que tem esta forma de atuação se preocupam na maioria das vezes com a solução de um problema já instalado, carater remediativo, cujo o foco esta centrado diretamente no indivíduo, ou seja no aluno problema.
O Psicologo, nestes casos, se preocupa com os determinantes internos do comportamento do aluno, ou seja suas necessidades e angustias deixando de lado os faores externos como as condições ambientais que o aluno está inserido.
O Trabalho do Educador na Escola
Neste caso o Psicologo educador participa do processo como um todo, utilizando do conhecimento da Psicologia para compreender e interferir no processo educacional.
O Psicologo Educador trabalha em equipe com o objetivo de unir seu connhecimento com o conhecimento de outro profissionais visando uma melhor forma de aprendizagem.
Diferente do trabalho clinico, se o psicologo educador perceber a necessidade de atendimento clínico de algum aluno, ele o encaminha a um psicologo clinico especializado.
As principais atividades do psicologo que trabalha como educador são planejamento curricular realizado com a equipe de educadores, treinamento de professores orientando-os no que se relaciona ao desenvolvimento psicologico, contato com a família, orientação de alunos através de cursos e palestras e organização do espaço educacional.
Enquanto o Trabalho clínico tem carater remediativo, o psicologo educador tem um carater preventivo, onde não se espera o problema ocorrer para trata-lo.
O interesse principal do Psicologo Educador esta aplicado na coletividade dos alunos e nao no aluno individualmente, focando sempre nos determinantes externos de toda a