Psicologia escolar a realidade da profissão
Introdução
O estudo aqui apresentado tem como intuito mostrar à função do Psicólogo Escolar, os desafios da profissão, as atribuições do profissional em seu ambiente de trabalho e a realidade da Psicologia sob duas perspectivas: Teórico-Prática,vivenciada pelos profissionais da área e Sócio-Contextual referente a noção que os demais envolvidos com o ambiente escolar possuem a respeito do assunto. A pretensão de abordar o tema surgiu a partir de uma inquietação sobre a presença da Psicologia no setor Educacional e como esta está sendo desenvolvida.
Sobre a metodologia
Foi utilizada como metodologia para captação de dados a Pesquisa Empírica, através de Entrevistas Qualitativas com profissionais da área e entrevistas com o senso comum, levantando as impressões pessoais e vivências sobre o assunto.
Assuntos Abordados
Nesse estudo serão explanados assuntos como: Formação do Profissional, escolha da Área de Atuação, Desafios encontrados na Profissão, a importância do Estagio, relações entre Alunos com o Psicólogo e relações interpessoais entre os atores do Núcleo Escolar e o Psicólogo Educacional.
Dos entrevistados
Foram ouvidas duas Psicólogas do sexo feminino que atuam em Escolas Privadas de Ensino Regular na cidade de Fortaleza a fim de apresentar-lhes dois pontos de vistas distintos. A primeira psicóloga será intitulada como A e a segunda como B para facilitar a identificação e preservar a identidade das profissionais. Sobre o senso comum, não foi traçado nenhum perfil especifico, todo e qualquer indivíduo que tenha participado do ambiente escolar, seja ocupando lugar de aluno, professor, pai de aluno, núcleo gestor foi ouvido, a fim de oferecer uma melhor amostragem sobre a visão diversa do publico envolvido no setor educacional.
Análise dos dados
A análise será feita através de dois momentos, o primeiro apresentando a visão dos profissionais entrevistados e o segundo com as idéias captadas a partir do contato