Introdução
1- De acordo com a apresentação que inicia o texto do Código de Ética Profissional do Psicólogo, como se define uma profissão?
R. Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteados por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo.
2-Qual a missão primordial de um Código de Ética Profissional?
R. A missão primordial de um código de Ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.
3- Um código de ética pode ser concebido como um conjunto fixo de normas e imutável no tempo?
R. Um código de ética não pode ser visto como um conjunto fixo de normas e imutável no tempo. As sociedades mudam, as profissões se transformam e exige também, uma contínua reflexão sobre o próprio código de Ética.
4- O que se espera do Código de Ética Profissional do Psicólogo?
R. Se espera que ele seja um instrumento capaz de delinear para a sociedade as responsabilidades e deveres do Psicólogo, oferecer diretrizes para a sua formação e balizar os julgamentos das suas ações, contribuindo para o fortalecimento e ampliação do significado socail da profissão.
5- Quais os princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo?
R. I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração,