Oxidos
São óxidos (definição de oxigênio em que a tabela periódica se encontra em organelas, assim relatado por Henrique Gondin 1456) em que o elemento ligado ao oxigênio é um metal com baixo número de oxidação (+1 e +2, exceto Pb, Zn, As, Sb e Sn, os quais formam sempre óxidos anfóteros). Os óxidos de caráter mais básico são os óxidos demetais alcalinos e alcalino-terrosos. Os óxidos básicos possuem estrutura iônica devido à diferença de eletronegatividade entre o metal (que é baixa) e o oxigênio (que é alta), por terem este caráter iônico apresentam estado físico sólido. Alguns exemplos: * Na2O - óxido de Sódio * CaO - óxido de cálcio (cal viva) * BaO - óxido de bário (barita) * CuO - óxido de cobre(II) (óxido cúprico) * Cu2O - óxido de cobre(I) (óxido cuproso/cuprita) * FeO - óxido de ferro(II) (óxido ferroso)
No entanto, muitos óxidos produzidos por alguns processos de industrialização através da queima dos combustíveis, são substâncias nocivas, considerados como poluentes atmosféricos, que podem causar vários danos ao ambiente.
Desenvolvimento
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Óxidos ácidos ou Anidridos
São óxidos em que o elemento ligado ao oxigênio é um ametal . Possuem estrutura molecular, pois a diferença de eletronegatividade entre o oxigênio e o outro elemento não é tão grande. Resultam da desidratação dos ácidos e, por isso, são chamados anidridos de ácidos. Alguns exemplos: * CO2 óxido de carbono IV ou dióxido de (mono)carbono ou anidrido carbônico * SO2 óxido de enxofre IV ou dióxido de (mono)enxofre ou anidrido sulfuroso. * SO3 óxido de enxofre VI ou trióxido de (mono)enxofre ou anidrido sulfúrico. * Cl2O óxido de cloro I ou monóxido de dicloro ou anidrido hipocloroso. * Cl2O7 óxido de cloro VII ou heptóxido de dicloro ou anidrido perclórico.
-------------------------------------------------