II Guerra Mundial
Abaixo segue a entrevista.
Oportunidade Profissional: Você possui graduação em Administração, e qual foram os fatores que te levaram a fazer outra graduação sendo essa de Psicologia?
Alessandra Arpini: Bom, sempre gostei de Psicologia e, no meu caso, um curso completou o outro. Não sou tão partidária do capitalismo como Administradora e não sou tão idealista como Psicóloga. As duas formações me mantêm com os pés no chão e bem sintonizada com a realidade.
Oportunidade Profissional: Qual a diferença entre o Psicólogo com consultório para atendimento e o Psicólogo registrado em empresa para trabalhar em Recursos Humanos e com recrutamento e seleção?
Alessandra Arpini: Em qualquer âmbito de atuação, o papel do Psicólogo é promover a saúde e a qualidade de vida do usuário de seus serviços. Penso que a principal diferença é que na clínica trabalhamos com questões mais individuais, com promoção de autonomia e de novas construções sociais e em empresas com processos e questões organizacionais, fazendo a interface entre pessoas e organização. O psicólogo organizacional precisa estar sintonizado com a realidade institucional e desenvolver habilidades que não são inerentes à formação, como, conhecimento de Legislação Trabalhista, noções de Administração e outras. Ele precisa atender as expectativas da empresa e ao mesmo tempo das pessoas.
Oportunidade Profissional: O que esperar do mercado de trabalho para a profissão de psicólogo?
Alessandra