Psicologia em administração
ALUNA RAQUEL RAMOS DE SOUZA FERREIRA
TRABALHO DE
PSICOLOGIA EM ADMINISTRAÇÃO
Introdução
O presente trabalho, toma como base o texto História da Psicologia no Trabalho na França, resultado de uma conferência realizada na Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, que teve a presença de Yves Clot (Titular de Psicologia no CNAM – Conservatoire National des Arts et Méties – e diretor do CRTD – Centre de Recherche Travail et Développement),texto este trabalhado no decorrer da disciplina de Psicologia em Administração, ministrada pela professora Neide Ruffeil. No texto Yves Clot, tenta mostrar a evolução que percorreu a psicologia do trabalho na França. O outro texto utilizado, Clínica do trabalho, clínica do real, trata-se de um artigo, que procura definir as condições atuais para se exercer uma clínica do trabalho. Partindo do texto base, tento apresentar um pequeno resumo da evolução apresentada por Yves Clot, logo depois utilizo o segundo texto, na expectativa de relacionar o caminho percorrido com situação atual.
No primeiro texto, Yves Clot, apresenta a evolução histórica da psicologia do trabalho na França, apresentando três gerações de psicólogos do trabalho, e todo o caminho por eles trilhado, assim como as dificuldades enfrentadas.
“A primeira geração que inventou a análise do trabalho é a geração que viveu no começo do século passado, início do século XX, nos anos de 1900, 1910, antes da Grande Guerra de 1914-1918. É toda uma geração que, de certa maneira, precedeu na França pelo menos, a chegada da Organização Científica do Trabalho, que é mais conhecida com o nome OCT ou de taylorismo. A análise do trabalho francofônica, e mesmo o que já se chamava de Psicologia do Trabalho, precedeu a chegada do taylorismo nas fábricas, desde o começo do século XX, na França.” (Página 208)
Essa primeira geração de psicólogos, pode ser representado por Suzanne Pacaud e Jean