Turismo
O turismo teve maior impacto, a partir da segunda metade do século XX, quando passou a ser uma das actividades mais importantes para a economia mundial. Sendo esta uma actividade tão importante é fundamental apresentar algumas definições:
“Turismo é um conjunto de actividades que as pessoas realizam, em viagem e durante a sua estadia em lugares diferentes da sua área de residência por um período de tempo inferior a um ano. Esta deslocação tem como motivação férias, negócios ou qualquer outra situação. A excepção é quando a pessoa vai exercer uma actividade remunerada no local visitado” (Lobato, 2008).
Para Simões o turismo “tem sido considerado como uma estratégia de desenvolvimento económico e social pelos mais variados argumentos, tais como o aumento de rendimentos, construção de novas infra-estruturas e formação de recursos humanos, criação de emprego e aumento de produção, entrada de divisas e em geral, criação de mais riqueza.” (1993).
De acordo com as estimativas da Organização Mundial do Turismo (O.M.T.), as receitas do turismo mundial poderão, em 2020, chegar aos 2 biliões de dólares e as perspectivas é que Portugal cresça anualmente 5%, sendo Lisboa, Algarve e o Porto e Norte as regiões com maior contribuição para este aumento.
Deste modo, o sector do turismo contribui favoravelmente para o desenvolvimento económico do país, sendo assim fundamental para a economia nacional, regional, uma vez que contribui para a riqueza, através das receitas resultantes do aumento dos turistas e da criação de