Psicologia na administração
Para relacionar os conceitos psicológicos à administração, nada mais justo que começar por analisar a psicologia no geral. Tal ciência auxilia muito na análise das ações das pessoas dentro da empresa, uma vez que se volta ao estudo dos comportamentos humanos. É de extrema importância a um empresário conseguir perceber e entender as ações de seus funcionários dentro da empresa, já que o desempenho deste é que trará, ou não, o progresso daquela. Agora vamos analisar a relação dos diversos conceitos psicológicos com a administração.
Primeiramente temos o estruturalismo e o funcionalismo, dois sistemas totalmente diferentes. O estruturalismo defendia que a mente era dividida em partes e cabia à psicologia descobrir quais eram essas partes; já o funcionalismo era totalmente oposto a tais idéias.Mas resta descobrir qual a relação disso com a administração. Talvez a relação seja o estudo da mente humana, sendo ou não esta dividida em partes, já que a psicologia seria um modo de adaptação ao ambiente. Sendo assim, pode-se dizer que as pessoas procuram adaptar-se ao máximo no ambiente em que trabalham, o que ajuda a entender alguns dos comportamentos dos funcionários em uma empresa.
O behaviorismo, uma das escolas mais influentes na psicologia, é também conhecido como psicologia do comportamento por este ser seu objeto de estudo. Segundo os behavioristas o conhecimento provém da experiência, ou seja, é aprendido. A aprendizagem é influenciada pelo ambiente e o desenvolvimento dessa aprendizagem leva às ações. Relacionando estas conclusões à administração e percebendo que as ações podem ser manipuladas, vemos que dentro de uma empresa o ambiente é que influencia no comportamento de um funcionário e suas ações podem ser condicionadas.
Agora partimos para a análise da gestalt. Esta teve como ponto de partida o estudo da percepção e concluiu que o comportamento não é a soma das sensações e percepções. Sendo assim, o comportamento