CICLO MASE E ASPECTOS TÁTICOS E ESTRATÉGICOS NO MODELO
A liderança é o elemento central da gestão humana e um processo para facilitar o desenvolvimento humano é o ciclo de MASE de liderança, enfocando a dinâmica do ato de liderar no papel do líder.
Existem muitas teorias de liderança. Algumas com orientações de como exercer adequadamente a liderança e outras descrevem os processos de liderança.
Mundialmente conhecido como Ciclo de PDCA, contem processos de controlar e gerenciar. O ciclo MASE foi desenvolvido na mesma linha do PDCA e pode ser utilizado em todas as situações de aplicação de gerenciamento. Tem o objetivo de facilitar nos processos de liderança, motivação, e aprendizado. O ciclo possui quatro fases: Motivação, Apóia, Supervisiona e energiza.
Figura - Ciclo MASE de liderança.
A fase (M) Motivação é composta por três etapas:
1° Define objetivo ou meta seguida de recompensa
2° Facilita o caminho / meios de alcançar a meta
3° Valoriza e recompensa que a meta pode trazer.
Motivação pode ser visto como uma ação momentânea de um individuo. Englobam diversos conceitos: como anseio, desejo, vontade, esforço e sonhos. “instintos e impulsos”.
A fase (A) Apóia é composta por duas etapas:
1° Executa, onde executa os caminhos traçados
2° Suporte, onde o líder oferece apoio necessário técnico, recursos, políticos ou moral; de acordo com as necessidades de cada um.
A fase (S) Supervisão é composta por duas etapas:
1° Execução, onde o líder verifica o cumprimento dos meios.
2° Supervisão, o líder avalia os resultados.
Compete ao supervisor quem tem um conhecimento especializado verificar se os trabalhadores, as matérias-primas, as maquinarias e todos os recursos da empresa estão devidamente coordenados, contribuindo assim para a proxima fase da empresa.
A fase (E) Energização é composta por duas etapas:
1° Reconhecimento e recompensa
2° Aprendizado.
Nesta fase caso o grupo tenha alcançado o objetivo de forma desejada o líder passa para a etapa de