ADMINISTRAÇÃO E PSICOLOGIA
Introdução
O presente trabalho vai aborda a importância da psicologia na formação de administradores para o mercado de trabalho. Tendo como o principal objetivo mostrar a psicologia na administração e os seus benefícios, mostrar como um administrador deve utilizá-la em seu dia a dia, e como pode auxiliar nos processo de desenvolvimento organizacional.
Administração e Psicologia
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais com o objetivo de entender o que as pessoas pensam, sentem e agem da maneira que o fazem. A psicologia concentra-se nos fenômenos relacionados com o funcionamento de indivíduos e grupo. Na organização, a ação da psicologia estende-se a várias áreas, atuando com indivíduos ou com grupos.
Qualquer que seja a linha de pensamento teórico utilizado, o psicólogo considera fatores estruturais e socioculturais que afetam o indivíduo e a organização, na escolha de forma de abordagem e avaliação das possibilidades do trabalho. No sentido mais amplo, o objetivo de estudo da psicologia é o homem, portanto uma ciência que se estuda o homem é de fundamental importância para a administração e para o seu bom funcionamento uma vez que as organizações são formadas por pessoas.
A psicologia estuda muito o comportamento, é um instrumento fundamental a disposição de um bom administrador onde ele precisa lidar com pessoas toda à hora, entender o comportamento dos seus colaborados busca o aumento da eficiência, uma vez que o futuro da empresa estar em seus funcionários e em uma ótima administração.
Estudo da Psicologia na Formação do Administrador
Um psicólogo precisa aprender a lidar com um fenômeno mais amplo, o comportamento dos organismos em qualquer contexto em que ele ocorra, enquanto um administrador de empresas necessita aprender a lidar com o comportamento humano em um contexto específico, administração é também a ciência das relações humanas e não apenas estabelece técnicas, normas,