Extração com solventes quimicamente ativos
Instituto de Ciências Biológicas
Ciências Naturais Licenciatura Noturno
Química Orgânica
Jennefer Gonçalves
Leonardo Carvalho
Extração com solventes quimicamente ativos
Manaus - AM
2014
INTRODUÇÃO
O processo de extração por solventes é simples, empregado na separação e isolamento de substâncias de uma mistura, ou ainda na remoção de impurezas. A extração envolve a separação de um elemento, presente em uma solução ou suspensão em um determinado solvente, através da adição de um segundo solvente, no qual o composto orgânico seja mais solúvel e que seja pouco miscível.
Se as duas fases são líquidos, o método é conhecido como "extração líquido-líquido". Neste caso a extração do composto estará entre os dois solventes, a separação ira depender da diferença de solubilidade do composto nos solventes, ou seja, composto geralmente é insolúvel ou parcialmente solúvel ou muito solúvel no outro solvente.
A água é usada como um dos solventes na extração, sendo que a maioria dos compostos orgânicos é imiscível em água. Os solventes que são mais compatíveis com a água na extração de compostos orgânicos são: éter etílico, benzeno, clorofórmio, tetracloreto de carbono, diclorometano e éter de petróleo. Estes solventes são insolúveis em água, portanto duas fases distintas são formadas.
Nas extrações com água, a fase da água é chamada "fase aquosa" e a fase do solvente orgânico são chamadas "fase orgânica". Na extração se usa um solvente que reaja com o composto a ser extraído. A extração por solventes quimicamente ativos depende do uso de um reagente (solvente). É empregada para separar os componentes de uma mistura. SEPARAÇÃO USANDO SOLVENTES QUIMICAMENTE ATIVOS
Um solvente de reação é aquele que reage com o soluto para dar origem a um composto mais solúvel em água. Esses solventes são muito usados na separação de um soluto específico de uma mistura. Por exemplo, solventes de reação básicos são usados para extrair solutos