psicologia do transito
Professor Me Renan da Cunha Soares júnior (psicólogo)
Muito embora o psicólogo Renan trabalhe na psicologia do transito algumas pessoas acham estranho dele trabalhar com avaliação psicológica e, infelizmente, ainda tem essa visão da pt uma visão reduzida.
Eu trabalho numa equipe multiprofissional juntamente com um publicitário advogado pedagoga e agora com outra psicóloga, onde agente desenvolve estratégias tanto das campanhas quanto das ações junto à população. Temos desenvolvido alguns programas de segurança de transito para o estado de respeito ao pedestre, trabalhado com abordagens especificas com os jovens para a sensibilização do uso do álcool combinado com o transito possibilitado essas novas tecnologias essas novas linguagens. Aqui em campo grande, não existia o respeito à faixa de pedestre, nos começamos a fazer um projeto em 2011, assessorado pelo psicólogo do distrito federal e implantamos um programa chamado PEDESTRE EU CUIDO, que tem sido executado pregando o respeito ao pedestre nas faixas não semaforizadas e de uma maneira geral na direção defensiva por parte dos motoristas, e no comportamento seguro por parte dos pedestres, enfocando sempre a segurança do transito, em qualquer forma que a pessoa participe do transito.
Mais especificamente com os jovens começamos a desenvolver uma metodologia chamada ANJOS DA Night, onde através de alguns atores, vestidos de anjos, gente jovem tem conversado na entrada das festas com as pessoas sobre a questão do álcool e da direção, ou seja, como articular isso. Se a pessoas quer beber, se ela faz essa escolha pessoal que ela não pegue no volante, que ela chame um taxi etc.
Tb temos algumas parcerias com as universidades, temos um programa para os adolescentes que são apreendidos dirigindo, um programa sócio educativo que atende esses garotos, e através de grupos temáticos de duração de 1,5 hs, onde e trabalhado sobre a questão do protagonismo no transito, o seu