TI no mundo empresarial
No começo os computadores não passavam de grandes maquinas de cálculos e/ou utensílios que automatizavam determinadas tarefas em Empresas, centros de pesquisa e etc. Mas a partir do momento que os computadores começaram a poder se comunicar entre si, independente da distância geográfica (internet) esse cenário sofreu muitas transformações. A partir desse ponto a informação se tornou o foco principal no ramo da computação (computing). Por isso o nome “Tecnologia da informação” (information technology).
A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos computacionais que visam permitir a obtenção, o armazenamento, o acesso, o gerenciamento e o uso das informações.
Onde está TI?
Você pode até pensar que ti está apenas em sua casa, no seu computador, no seu celular, mas TI está em muito mais lugares, está ao seu redor e às vezes você pode nem perceber.
Se você declara imposto de renda, seus dados são processados por computadores do governo; se você tira passaporte, suas informações ficam cadastradas em um banco de dados da Polícia Federal (ou de outro órgão competente, de acordo com o país); se você faz compras no mercado, passa pelo caixa, que dá baixa dos produtos no sistema da empresa; para você usar o telefone, uma complexa rede de comunicação controlada por computadores é utilizada. Enfim, exemplos não faltam.
Mais sua aplicação é essencial para o mundo corporativo (Business world). Hoje em dia vimemos em um mundo moderno onde as empresas acumulam uma quantidade significativa de dados sobre seus negócios, como detalhes sobre clientes, vendas, produção, recursos humanos e muitos outros. Em geral, o banco de dados formado por tudo isso é utilizado em processos do dia-a-dia, sendo envolvido nas mais diversas transações da companhia e otimizando processos e dentro desse cenário a segurança é essencial.