Psicologia do trabalho
Neste trabalho, estaremos abordando o conhecimento de Robbins (0000) acerca do comportamento organizacional, definindo-o, e apontando sua importância no ambiente organizacional do trabalho, principalmente das empresas de serviços.
Como a psicologia preocupa-se com o bem estar, as relações interpessoais e a qualidade de vida, consideramos que no ambiente do trabalho, ela demonstra grande importância. Muitos seres humanos vivendo na nossa sociedade atualmente passam a maior parte do dia no trabalho, onde estão sujeitos a este comportamento organizacional; Por isso precisamos compreender como se dão estas relações, como afetam os indivíduos, sejam eles subordinados ou superiores, e como nós, futuros psicólogos, podemos atuar no contexto organizacional promovendo a saúde psicológica, mental e social.
O trabalho dos executivos nas empresas de serviços Atualmente, devido à pesquisas que comprovam a importância das habilidades interpessoais na produção e no trabalho, muitas empresas buscam funcionários não apenas com as capacitações técnicas necessárias, mas também com capacitação em relacionamentos interpessoais. Os chamados “funcionários de alto desempenho” possuem conhecimentos técnicos e interpessoais.
De acordo com Robbins (0000), o principal motivo pelo qual um funcionário permanece em seu emprego não são os benefícios financeiros, mas a qualidade do trabalho e o apoio interpessoal que recebem. Isto reforça a ideia da importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho. O autor aponta uma pesquisa, realizada nos Estados Unidos pelo