Procura-se profissionais
Você possui o perfil profissional que o mercado está buscando?
Hoje as corporações anseiam por profissionais que ofereçam diferenciais competitivos. Estes diferenciais vão além de cursos de graduação, MBA’s, mestrados e doutorados. Mas afinal o que são diferenciais competitivos?
Diferenciais competitivos são habilidades naturais ou não, desenvolvidas ou aprimoradas através de cursos, treinamentos, palestras, trabalho voluntário, etc.
É importante lembrar que todo conhecimento e experiência são importantes na formação e aperfeiçoamento do profissional. Quem é bem informado e sabe relacionar a realidade atual com a realidade corporativa obterá maior destaque e terá melhores condições de construir uma trajetória de carreira de sucesso. Sugiro a todos que desenvolvam o hábito de acompanhar as notícias através da mídia impressa ou eletrônica, leitura de livros, revistas e sites para formação de uma base cultural. Não é necessário que você assista a todos os noticiários, leia todos os jornais de grande circulação ou acesse a diversos portais de notícias. Aprofunde sua busca nas áreas de maior interesse (menos as colunas de fofocas, é claro!) que venham a agregar informações relevantes no desenvolvimento de seu trabalho. E não esqueça: um profissional bem informado sempre tem o que falar com o chefe em situações inesperadas como, por exemplo, encontrá-lo no elevador e seguir junto com ele até o andar desejado.
Em relação ao trabalho voluntário você pode estar se perguntando: mas o que eu irei aprender fazendo trabalho voluntário? Com certeza você aprenderá a ser solidário e terá muitas lições de vida que a academia com certeza não terá lhe oferecido. É importante ressaltar que para muitas empresas, realizar trabalho voluntário é um diferencial competitivo determinante na decisão para contratação de um profissional.
Mas existem outros diferenciais competitivos: 1) Você está em boa forma física?
Falando em forma física, este fato me