Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem
CURSO DE DOCÊNCIA DE ENSINO SUPERIOR
AVALIAÇÃO FORMATIVA 1
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Capão da Canoa
Outubro, 2012
Segundo Catania (1999 , p21) “Se a aprendizagem pudesse ser definida em uma ou duas frases, não teríamos qualquer problema. Definiríamos a palavra e, então, discutiríamos as condições sob as quais a aprendizagem ocorre, os tipos de coisas que são aprendidas, as maneiras pelas quais diferentes instâncias de aprendizagem podem ser combinadas, as limitações da aprendizagem, e assim por diante. Mas, aprendizagem significa coisas diferentes, em diferentes momentos, para diferentes pessoas”.
Fonte: CATANIA, A. Charles. Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
Essa citação nos abre um caminho amplo, do qual podemos falar sob diversos aspectos da aprendizagem. Iniciaremos pelo diálogo e a afetividade do ser humano, que desempenham um grande papel no desenvolvimento pessoal e social.
É por essa ampla visão que o professor tem uma função importantíssima na aprendizagem da criança, ele é um mediador nesse processo e não apenas um indivíduo que detém conhecimentos, porque a relação entre professor e aluno é o início do bom desempenho de ensino aprendizagem, pois estão inseridos elementos que irão resultar em produtividade, tanto para o professor quanto ao aluno.
Partindo dessa conjectura o professor é um agente capacitado, competente, analisador e formador que permite aos alunos crescerem como pessoas, como cidadãos e futuros trabalhadores, desempenhando uma influência verdadeiramente construtiva, ou pelo menos deveria.
O professor não deve ter somente conhecimentos teórico-cognitivos ele deve ser afetuoso, compreender a realidade de seus educandos do meio em que vivem. Abraçar, acolher, dar carinho, não exime o educador de desenvolver seu trabalho com competência, comprometimento, seriedade e compromisso ético e político. Ao contrário, é essa afetividade que vai fortalecendo e