A sociedade perfeita na visão de platão
Por volta do século IV a.C., surgiu a primeira colocação de sociedade perfeita que se compreende até hoje. A partir do diálogo "A República", de autoria de Platão, conhecido como importante discípulo de Sócrates.
Diante das idéias por ele apresentadas, como fraterna, o sonho de uma vida harmônica, que tem o poder sempre o caos da realidade auxiliará, através dos tempos, como a fonte inspiradora de todas as situações que surgiram e da maior parte das agitações das reformas sociais que desde então a humanidade teve conhecimento.
Platão (428-347 a.C.) foi um dos grandes críticos da democracia daquele tempo. Pelo menos da que era exercida na cidade de Atenas e que o mesmo teve grande conhecimento. Como filósofo e educador da Grécia antiga (Atenas, 428 ou 427 a.C. - id., 348 ou 347 a.C.). Foi um do mais importante pensador e escritor da história cultural ocidental.
Nascido em Atenas, tendo sua família como uma das mais antigas e importantes da cidade. Sua mãe era parenta do legislador ateniense Sólon, ainda quando criança perdeu seu pai, Aristo. Platão foi educado na casa de um grande amigo íntimo e adepto de Péricles conhecido por Pirilampes. Seu verdadeiro nome era Aristóteles, Platão era um apelido que significava ombros largos.
Ainda jovem Platão tinha a intenção de se tornar um político. Em meados de 404 a.C., um grupo de homens com grande influencia na época por terem uma condição privilegiada, dentre esses considerados ricos na época dois eram parentes seus, pronunciaram-se publicamente poderosos e o convidaram a se juntar a eles.
Porém Platão recusou, porque estava indignado com as realizações de crueldade e sem posturas. No ano de 403 a.C., os atenienses tiraram esses poderosos e proclamaram a democracia.
Logo após toda essa conturbação política, Platão teve enorme vontade de entrar novamente para a política, mas rejeitou novamente essa idéia quando seu amigo Sócrates, foi a julgamento e condenado à morte em 399 a.C. com uma