A CONCEPÇÃO POLÍTICA NO MITO DA CAVERNA DE PLATÃO
Argel Legowski1
Resumo: O presente artigo tratará sobre o verdadeiro político que Platão2 apresenta no Livro VII da República. Onde Platão trabalha as verdadeiras características que o governante da cidade deve ter para conduzir na melhor das hipóteses sua polis. O verdadeiro político é o filósofo, e este para chegar ao pleno conhecimento necessita passar por estágios. Os estágios descritos são em ordem crescente, a matemática, a geometria, a astronomia e a dialética. Para a melhor compreensão estes estágios serão comparados com o célebre Mito da Caverna.
Palavras-chave: Político. Estágios. Cidade.
1 Introdução
Platão vive em um tempo difícil para a filosofia, um momento trágico para si, pois, seu mestre foi condenado à morte injustamente. Os governantes não aceitavam as ideias que vinham dos filósofos, já que esses eram e são considerados seres que não trazem benefício algum para a sociedade. Por este fato Platão resolve demonstrar o estado ideal que deveria ser imposto para que a sociedade andasse com mais dignidade. O governante da cidade, segundo Platão, deve ser o filósofo, pois este passa por uma formação rígida para chegar a seu objetivo, que é o verdadeiro conhecimento, advindo de disciplinas que são necessárias para a lapidação do intelecto. Com este aperfeiçoamento este pode dirigir politicamente uma cidade nas melhores das hipóteses. A partir de uma leitura do livro VII de Platão, podemos constatar como seria o político ideal para seu tempo. Baseando-se em seu célebre Mito da Caverna demonstraremos os caminhos para chegar ao verdadeiro político. Segundo Platão, o percurso é muito difícil, no entanto é necessário.
2 O político para Platão
As características do verdadeiro político, levantadas por Platão no livro VII da Republica, demonstram a qualidade e o esforço que tal indivíduo necessita para alcançar o cargo, que vai comandar a sociedade para a sua harmonia plena.