Visões de mundo
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
RONALDO BORGES VICENTE
VISÕES DE MUNDO
CRICIÚMA
2012
DANIELA CARDOSO DE OLIVEIRA
RONALDO BORGES VICENTE
VISÕES DE MUNDO
Relatório acadêmico elaborado como cumprimento da disciplina de Filosofia, do curso de Ciência da computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Professor: Profº Msc. João Alberto Ramos Batanolli
CRICIÚMA 2012
1) O que era a grande mãe e que tipo de sociedade inspirou? A grande mãe ou Deusa-Mãe é a natureza, que de acordo com a crença da era glacial do Pleistoceno, dava mostras de amor e raiva através de fenômenos naturais.
Inspirou sociedades que viviam em harmonia com a natureza criando uma relação de amor e respeito.
2) Fale sobre a visão de mundo baseada na cooperação e a visão de mundo baseada na dominação. Relacione, explicando, com a sociedade atual.
A visão de mundo baseada na cooperação era aquela onde as pessoas viviam em harmonia umas com as outras e com a Deusa-Mãe. Existia igualdade entre homens e mulheres e os menos favorecidos eram ajudados. Não havia divisão de classes, assim como em Catal Hüyük, na Turquia. A visão de mundo baseada na dominação é aquela onde o homem passou a se considerar superior aos demais e a própria natureza que não era mais tratada como a Deusa-Mãe e sim como um presente de Deus para ser usada como bem quisesse pelos homens. Existe a dominação do mais fraco pelo mais forte e a submissão da mulher em relação ao homem. Na sociedade atual ainda vive-se de acordo com a visão de mundo de dominação. Porém ela vai aos poucos perdendo força, com o desejo do homem por igualdade, a conscientização da importância da natureza e as recentes conquistas das mulheres.