Visoes de mundo
Substantivo feminino, composto de duas palavras alemãs: * Welt – mundo, e * Anschauung – concepção, percepção, intuição.
As diversas traduções do conceito são: cosmovisão, biocosmovisão, concepção de mundo, mundividência, visão de mundo e percepção de mundo, dentre outras possíveis em português, e as worldview e life-worldview, em inglês.
Não há consenso sobre o significado preciso do conceito Weltanschauung. Ao que tudo indica, o primeiro uso se deu com Immanuel Kant (1724-1804), na Crítica do Juízo, como a capacidade humana de perceber a realidade sensível.
Visão de mundo, para Hebel (1999): construída sobre seus valores e experiências de vida. Pode apresentar-se contrária ao conjunto de valores do indivíduo em situações extraordinárias ou excessivamente estressantes.
Muukkonen (1997): “um sistema de valores, atitudes e crenças mantidas por um grupo específico”. “Orienta a maneira como as pessoas vêem o ambiente e o seu papel dentro dele”.
Martinelli (2002): “para uma abordagem sistêmica da negociação, aparece com destaque a preocupação com as diferentes weltanschauung dos participantes”. “Trata-se de um conceito amplo e