Ciclo da matéria
Fluxo de energia e ciclo da matéria
2
Os ecossistemas estão em constante alteração, mesmo que à primeira vista pareçam estáticos e imutáveis. 3
"O equilíbrio dos ecossistemas deve ser um valor central numa sociedade sustentável, uma vez que tudo o que afecta o Ambiente afecta cada um de nós e a solução para as grandes questões ambientais não surgirá sem a participação de todos. "
4
Há seres vivos que morrem e seres que nascem, uns servem de alimento a outros, entra e sai energia continuamente em cada ecossistema
5
O Sol é a fonte primária de energia para a vida dos ecossistemas. 6
As plantas e outros organismos fotossintéticos captam a energia luminosa e transformam-na em energia química, armazenada nas ligações dos compostos orgânicos que elaboram. 7
A fotossíntese é o processo através do qual alguns seres vivos produzem o seu próprio alimento.
8
Todos os organismos
(vivos ou mortos) são fontes de alimento potenciais para outros organismos. 9
Os produtores servem de alimento a numerosos seres vivos, que, por sua vez, são comidos por outros. 10
Os seres que se alimentam de matéria orgânica, a partir da qual produzem a própria matéria orgânica que os constitui, denominam-se seres consumidores.
11
Existem ainda nos ecossistemas seres heterotróficos como bactérias e fungos, que são decompositores. 12
Estes seres transformam a matéria orgânica dos cadáveres, dos excrementos e dos detritos vegetais e animais em substâncias minerais, que retornam ao meio abiótico, podendo ser reutilizadas pelos produtores.
13
As transferências de matéria nos ecossistemas são cíclicas, ou seja, a matéria inorgânica é transformada em matéria orgânica e esta é novamente decomposta em matéria mineral, que pode reentrar no ciclo.
14
A alimentação constitui a forma de transferência de energia e de matéria entre os