Ciclos da Matéria
Ciclo da água: a água é a substância mais abundante nos seres vivos, em um adulto podemos encontrar cerca de 70% de água, e em uma árvore saudável até 80%. A água é o solvente da maioria das substâncias, e também realiza o transporte das mesmas e facilita as reações químicas. O calor do sol permite a evaporação da água de rios, lagos, oceanos, depois a água passa para a atmosfera em forma de vapor, e através da respiração e transpiração dos seres vivos mais vapor sobe. Com a chuva, granizo e neve, ela retorna aos lagos, rios, oceanos, e se infiltra no solo, formando os lençóis subterrâneos.
Ciclo do carbono: todos os compostos orgânicos dos seres vivos possuem carbono, na atmosfera o carbono é encontrado como dióxido de carbono, o famoso CO2, que passa desse meio abiótico para o biótico através da fotossíntese, e depois retorna para o meio abiótico através da respiração dos seres vivos e pela decomposição de organismos. A queima de combustíveis como carvão e derivados do petróleo também liberam grande quantidade de CO2. E o desmatamento contribui e muito para o acumulo do mesmo. O que acaba gerando não só o agravamento do efeito estufa, como o aumento do grau de acidez dos oceanos.
Ciclo do oxigênio: o oxigênio entra na composição das moléculas orgânicas que fazem parte dos seres vivos. Ele é indispensável para a respiração dos organismos aeróbios, como nós, seres humanos, que o utilizamos através de sua forma gasosa, que é encontrado tanto na atmosfera ou dissolvida na água. A maior parte do oxigênio da atmosfera vem da fotossíntese realizada pelo fitoplâncton marinho e de água doce. Os animais não liberam oxigênio puro, porque vem sempre combinado com o carbono.
Ciclo do nitrogênio: o nitrogênio é indispensável à vida, pois faz parte das moléculas das proteínas e das bases nitrogenadas dos ácidos nucleicos. Ele constitui 78% do ar atmosférico, na forma N2. As plantas o absorvem sob a forma de amônia ou de