Psicologia da Gestação
DOCENTE: CECILIA BRUZADELI M. MOSCARDIN
DISCENTE: HELTON MENDES DE PAIVA
Psicologia da gestação
FIGURA 01 – A afetividade dos pais
Fonte: http://imagem.vilamulher.com.br/temp/sexo-na-gravidez-170308.jpg
As fantasias ou expectativas em relação à concepção e ao desenvolvimento, são expressas pelos pais, através das preocupações com a gravidez, com a preferência de sexo, com escolha de nomes, com as futuras características físicas, perspectivas de evolução social.
Conclusões: do ponto de vista biológico a gravidez começa com a concepção e do psicológico, a gravidez começa com a história de vida dos pais, onde se observa os padrões de relacionamento que serão estabelecidos com a criança que virá a nascer.
Casos apresentados:
João – 07 anos, origem européia. Queixas: baixo rendimento escolar, professoras consideravam seu raciocínio fraco, anti-social, apresentava fobias, sentia pânico perante as cóleras do pai. Foi levado à psicóloga por sua mãe. Pai comparece ao tratamento depois de vários meses. Histórico do pai: família de bom status, ovelha negra da família, não conseguiu chegar ao Ensino superior, por falta de capacidade. Seus pais o sufocavam muito, e ele depende deles. Trabalha numa empresa da família, ganha mal, conseqüentemente, negócios não vão bem. Histórico da mãe: filha de operários é levada a uma postura alta de realização por sua família, mas é impotente, sua mãe a controla. Dessa relação dos pais, é concebido João. A família do Pai de João, o deserda e ele passa a depender da família da Mãe de João, que pensava que ela iria casar com um homem bem de vida e ficam decepcionados. Assim, para não passarem a vergonha de terem uma filha solteira grávida, forçam o casamento. O nascimento de João destrói os planos dos pais de darem a volta por cima e os coloca num patamar ainda mais baixo. Sem apoio, com o pai desempregado, como será a evolução deste filho? A mãe vive sob o