Psicologia na gestação
PSICOLOGIA NA GESTAÇÃO
CURITIBA
2014
KÉTLIN KARYANE DE SOUSA
LETICIA HRENTCHECHEN
PSICOLOGIA NA GESTAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia do Desenvolvimento: Gestação e Primeira Infância. Sob a orientação da professora Shana Pimenta, para obtenção de nota bimestral. ALUNAS: Kétlin, Letícia. CURSO: Psicologia - 2° Período.
CURITIBA
2014
“Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai.”
(Sigmund Freud)
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 RELAÇÃO MÃE-BEBÊ 5
2.1.1 5
2.2.2 As Primeiras Idéias sobre Psicopatologia 5
2.2.4 Outras Influências 5
2.2 SIGMUND FREUD (1856-1939) E A EVOLUÇÃO DA PSICANÁLISE 5
2.3.1 O Caso de Anna O. 6 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
ANEXOS 28
REFERÊNCIA 30
1 INTRODUÇÃO O trabalho tem como principal objetivo analisar o relacionamento construído durante a gestação entre mãe e bebê, através de entrevista realizada com uma gestante. Utilizaremos como base para a análise a teoria psicanalítica. Destacando a importância da idealização criada pela parturiente com relação ao bebê, verificando os aspectos subjetivos da gestação e o narcisismo materno.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 RELAÇÃO MÃE-BEBÊ
Durante o período da gravidez, a parturiente cria expectativas de como será o bebê e também idealiza sua atitude como mãe, pois se imagina uma mãe “perfeita”, doando-se totalmente à maternidade, isso ocorre para o desenvolvimento do vinculo entre eles. A gestante entrevistada relatou que mesmo antes de ser realizado o beta HCG já “sabia que estava grávida” essa afirmação, pode ser caracterizada no senso