PSICOLOGIA EM ENFERMAGEM
Psicologia é a análise dos fenômenos psíquicos do comportamento humano e de toda relação que causa esse comportamento, seja distúrbios emocionais, até mesmo de doenças mentais e alteração de personalidade. A psicologia está diretamente ligada a enfermagem, pois é fundamental para a preparação do futuro profissional com a realidade que ele vai encontrar após a formação, isso porque os pacientes doentes ficam abalados emocionalmente o que faz com que a família também fique abalada e tendo como consequência, em alguns casos, o agravamento do estado de saúde desses pacientes.
Os profissionais de enfermagem precisam ter uma boa estrutura emocional para poder lidar, não somente com a doença, mas também para enfrentar as mais diversas situações que possa ocorrer no ambiente hospitalar, para isso é necessário que esses profissionais se associem a psicologia, pois o conhecimento das praticas de enfermagem associadas à psicologia irá ajudar o profissional a não somente dar os cuidados básicos como, por exemplo, dar banho e medicamentos; mas também no contato do enfermeiro com o paciente como, por exemplo, dar conselhos e orientações. Quando o profissional estabelece uma boa comunicação com o paciente facilita o tratamento, podendo fazer com que esse paciente tenha melhores resultados e uma recuperação mais rápida.
A enfermagem obstetrícia presta assistência integral à mulher nas diversas fases da gestação, esse profissional é preparado para analisar a situação da paciente e investigar problemas que possam prejudicar a mesma ou a seu filho. A psicologia é muito importante no atendimento e acompanhamento da gravidez, pois a gestação é marcada por momentos de ansiedade, mudanças de humor, felicidade e outros sentimentos da gestante e dos familiares, e tudo isso ocorre porque a gestação é um período de mudanças e não é uma mudança fácil, por isso algumas mulheres tem dificuldade de lidar com a