ética
Em nosso dia a dia, deparamo-nos frequentemente com situações em que temos que tomar uma decisão. Muitas vezes elas dependem daquilo que consideramos bom, justo ou correto.
A palavra ética vem do grego ethikos, ‘modo de ser’ ‘comportamento'‘. Ética designa especificamente a disciplina filosófica que investiga o que é a moral, como ela se fundamenta e se aplica. Ou seja, a ética estuda os diversos sistemas morais elaborados pelos seres humanos, buscando compreender a fundamentação das normas e proibições próprias a cada um e explicitar seus pressupostos, isto é as concepções sobre o ser humano e a existência humana que os sustentam.
O ser humano não vive isolado no mundo, distante de tudo e de todos, fazendo o que quer, na hora em que bem entende. Mesmo sem perceber, você já sabe o que é cidadania. Todas as pessoas que vivem em sociedade têm deveres para cumprir, ao mesmo tempo em que têm os seus direitos que, da mesma forma, devem ser respeitados. A cidadania é exatamente essa relação de direitos e deveres em que todos tentam se equilibrar para conquistar uma boa convivência.
Para compreendermos o real significado da palavra cidadania, talvez fique bem fácil começar pelos exemplos do nosso cotidiano em que ela não ocorre: moradores de rua, crianças fora da escola, idosos sem assistência, violência que se tornou rotina, e tantas outras situações que servem para representar sua ausência. Cidadania poderia ser explicada como respeito ao que se deve ter aos direitos do bem, como um cumprimento de seus deveres. No entanto, hoje em dia, a palavra cidadania é empregada como uma referência ao direito de qualquer ser humano em viver decentemente e com dignidade. O direito de ter direitos ainda não estar assegurado a todos, por mais que a nossa constituição assegure que sim.
Política é uma palavra que se origina do grego polis, que significa cidade. Na cidade grega antiga, seus moradores