quimica
(Experiência 5)
Profº. Lincoln G. Couto
Objetivo
Compreender e utilizar o conceito de mol, a proporção da reação e volumes de produtos gasosos; Efetuar a correção do volume gasoso recolhido para a condição padrão de um gás; Avaliação dos erros experimentais e determinação do erro relativo percentual.
Introdução Teórica
O Volume molar de um gás é definido como o volume ocupado pela quantidade de 1 mol de um gás qualquer ( 6,02 x 10²³ moléculas do gás ).O Volume dos Gases depende da pressão e da temperatura, para isso é fixo valores constantes de P = 1 atm e T = 273,15 K.(Dados pela C.N.T.P.), e o volume ocupado para qualquer 1 mol de um gás ocupa 22,414 L. Para sabermos que temos a quantidade de 1 mol de gás , utilizamos no estado sólido um produto que libere na reação o gás esperado.
Determinação da pressão do gás hidrogênio:
Correção do volume obtido na experiência para as C.N.T.P.:
Cálculo do volume molar:
Materiais e Reagentes
Zinco
HCl
Bureta
Proveta
Funil
Vidro de Relógio
Cuba de vidro com H2O
Termômetro
Fósforo
Mangueira
Procedimento Experimental
Primeiramente montamos a aparelhagem ilustrada acima para iniciar o processo de recolhimento do gás hidrogênio resultante da reação entre o zinco e o ácido HCl. Eliminamos todas as bolhas de ar presentes na proveta no funil e na Bureta com a mangueira. Colocamos 0,0930 g de Zn no vidro de relógio dentro da Cuba de vidro com água e sob o funil junto com a ponta da mangueira. Adicionamos lentamente o HCl sobre o Zn por meio da mangueira na direção do metal. Com o termômetro medimos a temperatura do sistema de 21ºC. Observamos que o Zinco foi decompondo – se e o gás hidrogênio foi sendo liberado e indo para o fundo da Proveta. Após o termino total da massa de Zn, medimos o volume do gás hidrogênio obtido de 36,0