Teorema da Superposição
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA – EST
4º LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE GERAL
TEOREMA DA SUPERPOSIÇÃO
Manaus
2013
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA – EST
4º LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE GERAL
TEOREMA DA SUPERPOSIÇÃO
Aluno: Igor Alves de Carvalho Rafael Barros Bernardes
Matrícula: 0825100070 1115010147
MANAUS
2013
1. OBJETIVOS
― Usar o teorema da superposição para calcular tensões e correntes em um circuito em que haja mais de uma fonte independente.
― Verificar a propriedade da linearidade de circuitos elétricos.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Este teorema pode ser utilizado como método para encontrar a solução de problemas que envolvem circuitos com duas ou mais fontes que não estejam em série cem em paralelo. A vantagem mais evidente deste método é dispensar o uso de ferramentas matemáticas, como os determinantes para determinar o valor das incógnitas ( tensões ou correntes ). Em vez disso, neste método, o efeito de cada fonte é levado em conta separadamente.
Em vez disso, neste método, o efeito de cada fonte é levado em conta separadamente e o valor das grandezas procuradas é obtido efetuando a soma algébrica desses efeitos individuais. O enunciado do teorema da superposição é o seguinte:
“A corrente quer atravessa, ou a tensão entre os terminais de um elemento de um circuito linear bilateral é igual à soma algébrica das correntes ou das tensões produzidas independentes por cada uma das fontes”.
Algumas vezes, é possível, ao aplicarmos o teorema, considerar o efeito de duas fontes simultaneamente, reduzindo assim o numero de circuitos a ser analisados. Em geral, no entanto:
“ Numero de