psicologia da educão
A Psicologia da Educação se concentra no estudo psicológico dos problemas cotidianos da educação. Seu domínio é constituído pela análise de todos os processos que envolvem a realidade educacional.
Conteúdos da Psicologia da Educação (aplicação prática)
1. Processos de mudança que ocorrem nas pessoas como resultado de sua participação em situações e atividades educacionais:
Processos de aprendizagem, de desenvolvimento e de socialização devidamente contextualizados. 2. A natureza dos processos de mudança que vão além do local físico em que acontecem: Escola ou família, mas sim se internos ou externos ao aluno.
Internos: nível de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, maturidade emocional, experiências e conhecimentos prévios, capacidades intelectuais, motivação, interesses, autoconceito. Externos: características do professor, materiais didáticos e meios de ensinar em geral, metodologia de ensino, organização do trabalho na sala de aula, dinâmicas grupais e institucionais, Objeto de estudo (aplicação prática)
Contribuir para a elaboração de uma teoria que permita compreender e explicar de forma mais efetiva os processos educacionais; Ajudar na elaboração de procedimentos, estratégias e modelos de planejamento , mediação e avaliação;
Colaborar para o estabelecimento de práticas educativas mais eficazes, mais satisfatórias e mais enriquecedoras.
Espaços de atividade científica e profissional relacionados com a psicologia da educação.
1. Relacionados com as práticas educacionais escolares.
Serviços especializados de orientação educacional e psicopedagogia.
Centros específicos e serviços de educação especial.
Elaboração de materiais didáticos e curriculares.
Formação dos professores.
Avaliação de programas, escolas e materiais educacionais.
Planejamento e gestão educacional.
Pesquisa educacional.
Espaços de atividade científica e profissional relacionados com a psicologia da educação.
2.