diversos
Em Portugal, o romantismo é a estética literária que dá inicio à chamada era moderna ou romântica;
Didaticamente o romantismo português teve inicio no ano de 1825 com a publicação do Poema Camões de Almeida Garrette, e permaneceu no cenário literário até as primeiras atitudes de rebeldia de um grupo de estudantes de Coimbra que abre caminho para um movimento: O Realismo.
A partir de suas principais características e de variedade temática toda a produção literária desse período divide-se em três grupos ou momentos:
No primeiro momento encontramos autores ainda presos a certos valores neoclássicos mas foram eles responsáveis pela incorporação do novo estilo. As duas grandes figuras são: Almeida Gerrette e Alexandre Herculano.
No segundo momento temos a intensificação das características românticas, ou seja, essas características, ou seja, essas características são levadas ao exagero. É chamada ultra-romantismo. Os poetas mas populares são: Soares de Passos e Camilo Castro Branco.
Já no terceiro momento encontramos um prenuncio do realismo com os autores se distanciando das características românticas do período inicial.Destacando-se nesse momento: João de Deus e Julio Dinis.
Em nossa terra (Brasil) inicia-se em 1836, com a publicação na França, da Nictheroy revista brasiliense por Gonçalves de Magalhães. Os artistas brasileiros buscaram sua inspiração na natureza e nas questões sociais e políticas do país.No ano de 1836 é publicado no Brasil Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães. Esse é considerado o ponto de largada deste período da literatura de nosso país. Essa parte literária foi composta por três gerações:
Geração nacionalista ou indianista, pois os escritores dessa faze valorizaram muito os temas nacionais, fatos históricos e a vida do índio que era apresentada como “bom selvagem” e portanto, o símbolo cultural do Brasil. Destaca-se nessa fase os seguintes escritores: Gonçalves de Magalhães