psicologia da educação- Piaget e Vygotsky
Atividades Práticas Supervisionadas
Resumo das teorias de Vygotsky e Piaget
2° semestre de Pedagogia
Lev Semenovial Vygotsky
Nasceu em 1896, na Bielorrússia, e faleceu de tuberculose aos 37 anos, formou se em Direito, Historia e Filosofia, foi pioneiro da psicologia Sócio Histórico e Cultural, que estuda o ser humano e o seu mundo psíquico como construções históricas e sociais da humanidade. Aprimorando seus conhecimentos Vygotsky criou uma nova psicologia baseando cientificamente à Pedagogia, a partir de uma nova visão do homem, de maneira a conduzir as relações sociais e a educação através da cultura. Estudou a relação entre pensamento e linguagem, o processo de desenvolvimento da criança e o papel da educação formal no desenvolvimento, buscando superar a velha psicologia, ou seja, a separação entre mente-corpo que desconsiderava as relações sociais e a história de transformações socioculturais.
Usou o método Marxista para melhor compreender os elementos, que de maneira histórica influenciaram a consolidação da Psicologia enquanto ciência da vida concreta dos indivíduos. Para Vygotsky o homem é um ser social, histórico, que realiza ações sobre a natureza, com objetivo de suprir as necessidades do meio em que vive, através do processo psicológico em sua totalidade e do processo integral do comportamento que se dá a partir processo biológico vinculado. Esse processo de transformar e constituir o homem através da cultura traz alguns conceitos importantes e fundamentais para a educação escolar com o compromisso no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do indivíduo.
Vygotsky realizou diversos estudos sobre o desenvolvimento da aprendizagem do homem; o homem quando interagem com o outro, supera suas condições biológicas que é assumida pela teoria histórico-cultural composta de objetos, instrumentos, ciências, valores, hábitos, lógicas e linguagens. Uma vez que suas investigações