Estudando e compreendendo as emoções e as teorias de piaget, vygotsky e wallon e suas contribuições na psicologia da educação.
1.1 Introdução ao tema
As emoções são fatores que cumprem um papel importante na vida de cada ser humano, que o acompanha ao longo de toda a sua história. É impossível imaginar uma vida sem emoções. A emoção é um sentimento consciente. Precisamos conhecer não tanto o estado consciente de medo ou reações decorrentes, mas sim o sistema que detecta o perigo em primeiro lugar. Nós estruturamos situações que possam nos oferecer prazer e alegria, e nos precavemos daquelas que poderão nos causar decepção, tristeza ou sofrimento. Os transtornos emocionais são decorrentes de um modo distorcido da pessoa enxergar os acontecimentos, o que influencia e afeta o seu comportamento. Os pensamentos conseguem modular as emoções e mantê-las fora do normal, independente de suas origens. Não é apenas a situação que determina o que as pessoas sentem, mas sim o modo como elas interpretam determinados eventos.
1.2 Resumo
O presente texto mostra que desde cedo desqualificamos nossas emoções e não as demonstramos publicamente, por medo, vergonha ou até mesmo por imposições sociais, e essas reações vão sendo repassadas de geração em geração. As emoções são importantes para o desenvolvimento emocional do ser humano e podem ser percebidas no nosso corpo, através de expressões faciais, tom de voz, etc. E como algo essencial até para a nossa sobrevivência. As nossas emoções são constituídas de vários componentes como a afeição que sentimos, as expressões e reações que nosso corpo produz desde os sentimentos positivos aos negativos gerados por alguma ação ou mesmo os comportamentos que temos quando estamos sujeitos a uma certa emoção, onde esse fator pode nos trazer desde o relaxamento até o sinal de alerta, que é disseminado por todo nosso corpo, através da aceleração do fluxo sanguíneo ou pressão arterial, por exemplo, demonstrando assim a influência que os nossos anseios têm sobre nossa saúde.
Partindo agora para as práticas do processo