Psicologia piaget ...
Universidade Anhanguera - Uniderp
Educação à distancia – Polo Osasco
Licenciatura em Pedagogia – Psicologia da Educação
Prof. Ma. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Psicologia da Educação
Tutora á distancia- Priscila Munari
Tutora presencial- Maria de Lurdes Silva
Apresentação - 14/09/2012
Neste relatório falaremos sobre Sigmund Freud, Jean Piaget, Henry Wallon e Lev Vygotsky, apresentando os aspectos relevantes de suas teorias para aplicação da psicologia na educação.
Sigmund Freud nasceu em Freiberg, no ano de 1856, ele é o responsável pela revolução no estudo da mente humana, e é considerado o “pai da psicanálise”.
Freud remodelou a teoria da psicanálise, por meio dos conceitos Id, Ego e Superego.
-Id: é fonte de prazer (libido), desejos inconscientes, onde se localizam as pulsões.
-Ego: é regido pelas exigências da realidade, é um regulador entre o Id e o Superego.
-Superego: é a parte moral da mente humana e exigências sociais e culturais.
Estudando comportamentos mentais de diversos pacientes, concluiu que eles tiveram uma educação repressora, transmitindo valores sociais e morais, que incutiam noção de pecado e vergonha, confrontando com as pulsões de libido e prazer do individuo, para ele a educação deve ser fonte de prazer, de satisfação e não de castração e recalques.
Ainda temos uma educação que trata todos os alunos como iguais e não usamos metodologias que consigam analisar profundamente os porquês de determinados fracassos escolares, que certamente estão ligados a problemas emocionais ou métodos que não respeitam as etapas evolutivas do educando.
A relação entre ensino e aprendizagem, ou a relação de aluno-professor pode ser a figura na qual o aluno transfere seu interesse ou pulsões parciais, quando essa relação se estabelece, há uma transferência entre o ato de ensinar e o de aprender, há troca de significados e a satisfação dirigida á sublimação dos desejos de ambos.
Dessa forma o