PSICOLOGIA COGNITIVA DE JEAN PIAGET
Introdução 2
PSICOLOGIA COGNITIVA DE JEAN PIAGET 3
A Teoria Cognitiva 3
Estágios do desenvolvimento cognitivo humano 3
EQUILÍBRIO E ACOMODAÇÃO 6
Conclusão 7
Bibliografia 8
Introdução
No presente trabalho falarei da Psicologia cognitiva segundo JEAN PIAGET.
Jean Piaget, em sua teoria, explica como o indivíduo, desde o seu nascimento, constrói o conhecimento.
Onde podemos definir a Psicologia Cognitiva como o ramo na psicologia que trata do modo como os indivíduos percebem, aprendem, lembram e representam as informações que a realidade fornece.
A Psicologia Cognitiva abrange como principais objectos de estudo a percepção, o pensamento e a memória, procurando explicar como o ser humano percebe o mundo e como utiliza-se do conhecimento para desenvolver diversas funções cognitivas como: Falar, raciocinar, resolver situações - problema, memorizar, entre outras.
PSICOLOGIA COGNITIVA DE JEAN PIAGET
A Teoria Cognitiva
Foi criada pelo suíço Jean Piaget para explicar o desenvolvimento cognitivo humano. Essa característica da sua obra a tornou uma das maiores contribuições para a psicologia do desenvolvimento, pois muitos psicólogos incluindo Piaget tiveram a certeza que a construção do ser humano é um processo que vai acontecendo ao longo da vida das crianças.
Destacamos que as pesquisa por Piaget foi realizada por meio de observação de seus filhos, ele anotava o crescimento dia a dia. De acordo com esta teoria, o desenvolvimento cognitivo humano é dividido em 4 estágios.
Estágios do desenvolvimento cognitivo humano
Sensório - motor
Dura do nascimento até aproximadamente os dois anos de idade, a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objectos que a rodeiam.
Esse estágio é chamado sensório - motor, pois o bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias acções que são controladas por informações sensoriais imediatas. Nesse período o desenvolvimento físico é o suporte para o aparecimento de novas habilidades, como