bruna rel 4 1
Prática 04: Recristalização do ácido acetilsalicílico
Professor: Vitor Diniz
Nara Beatriz
Bruna Andrade
Lisandra Marques
Turma 3º E.M.
27/04/2012
1.0 Introdução:
Objetivo: A fase 2 tem por objetivo levar o aluno a desenvolver a técnica da recristalização, que é o método mais comum para a purificação de substâncias sólidas. Nesse caso, a substância a ser submetida a essa técnica é o AAS extraído dos comprimidos na fase anterior.
O processo se baseia no fato de se utilizar um solvente capaz de dissolver grande quantidade da substância a quente, porém pouca quantidade a frio e dissolver as impurezas em qualquer temperatura. Como o caso em estudo é o AAS, o solvente capaz de fazer isso é a própria água, que será usada no procedimento a seguir.
FASE 2
2.0 Experimental
2.1 Material Utilizado (fase 2):
Equipamentos e vidraria:
Erlenmeyer de 100 mL
Proveta de 50 mL
Bastão de vidro
Conjunto para filtração (funil de Buchner, kitassato, trompa d’água, papel de filtro, mufa, garra, suporte universal)
Tubos de ensaio
Suporte
Conta-gotas
Garrafa lavadeira
Tesoura
Espátula
Vidro de relógio
2.1 Reagentes:
AAS isolado dos comprimidos
Iodo em iodeto
2.2 Procedimento (fase 2)
Transferir o AAS para o erlenmeyer de 100 mL.
Adicionar 20 mL de água destilada e aquecer até que os cristais se dissolvam. Remover o aquecimento e deixar a solução resfriar em repouso absoluto até que novos cristais sejam formados. Evitar agitação e resfriamento bruscos. O professor pode preferir resfriar em banho de água gelada caso o processo demore muito.
Filtrar á vácuo e secar o máximo possível os cristais obtidos, deixando o sistema de vácuo ligado.
Repetir o teste com solução de iodo para o sólido obtido e na “água-mãe”. Comparar com os testes anteriores (realizados na fase1). Anotar e interpretar os dados obtidos.
Transferir os cristais para um vidro de relógio ou béquer de 50 mL, identificar e deixar em repouso em dessecador, ou na