O Positivismo
1º - (A) O pensar científico e a cultura industrial serão substituídos pelo pensar teológico e pela sociedade militar e estas propiciarão a ordem social.
2º A sociologia, para o pensamento positivista, deveria buscar os acontecimentos constantes e repetitivos da natureza e alcançar tal conhecimento seria então um caminho para reconciliar ordem e progresso social. Definiu a sociologia como a ciência positiva da sociedade.
3º Comte considerava-se um anunciador, um profeta de uma nova religião positiva; na qual não havia revelações e nem o sobrenatural, mas, baseada na busca de uma unidade moral do homem: a verdade.
4º O Brasil teve representantes importantes como: Coronel Benjamim Constant, Marechal Cândido Rondon, Nísia Floresta Augusta (discípula direta de Augusto Comte), Miguel Lemos, Euclides da Cunha, Júlio de Castilhos. O Positivismo foi o pensamento de professores, médicos, engenheiros, advogados, militares, políticos, juízes e artistas. A própria bandeira do Brasil é um símbolo do positivismo, como a forma geométrica que indica avanço e a inscrição Ordem e Progresso. Surgiu no Segundo Reinado, os estudantes viajavam para a França e trouxeram essa influência e teve impacto na proclamação da República.
5º O tema central do texto de Consuelo Quiroga era: ética, estática e dinâmica.
6º A prática social, especialmente no que se refere à transformação do sistema social, foram assim suprimida pela fatalidade. A sociedade era concebida por leis racionais que funcionavam com necessidade natural.
7º O darwinismo queria mudanças já e se necessário revolução. O positivismo acreditava que o tempo traria mudanças para a humanidade.
8º A sociologia dinâmica se preocupa com o entendimento do movimento, do desenvolvimento, da atividade da vida coletiva, corresponde à noção do Progresso. É um progresso contínuo, ou seja, um desenvolvimento gradual da humanidade. Mas é necessário melhorar as condições de vida; por uma evolução organizada,