Psicologia Comportamental e Organizacional
Este trabalho é o resultado de um desafio da ATPS da disciplina de Comportamento Organizacional e Psicologia. O objetivo foi conceituar Comportamento Organizacional (CO) e Pensamento Sistêmico através da opinião de dois autores sobre o assunto, entendendo o contexto em que se apresentam e verificando como as empresas estão efetivando tais conceitos dentro de perspectiva de mudança.
Também abordado o tema Inovação no contexto da velocidade em que ocorre nas organizações e o efeito desta nas práticas dos indivíduos.
A metodologia foi baseada em leitura e análise escrita de textos obrigatórios das etapas, pesquisa de campo por meio de entrevista presencial e análise e discussão em grupo dos dados obtidos.
Como conclusão, será apresentado a relevância do trabalho em equipe e o papel da liderança e sua importância no contexto organizacional.
DESENVOLVIMENTO
Esta etapa consiste em pesquisar a definição de Comportamento Organizacional sob a visão de dois autores, Robbins e Sampaio. Explicar o conceito de Visão Sistêmica e Mudança finalizando com um texto onde a opinião do grupo reflita como esses assuntos interferem no comportamento das pessoas em seu ambiente de trabalho. Para tanto, foram lidas as definições do livro texto e de artigos que abordam Comportamento Organizacional, Pensamento Sistêmico, Mudanças e Liderança.
Segundo Robbins, comportamento organizacional:
investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. (ROBBINS, Stephen, 2010, p.07).
Sampaio (2011) complementa essa definição. Para ela “consiste no estudo do comportamento humano e suas variações com principal objetivo alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional”.
O conceito de “Pensamento Sistêmico” surge no século