Equilíbrio Químico
INSTITUTO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS E EXATAS
CURSOS DE ENGENHARIA
EXPERIMENTO 07 – EQULÍBRIO QUÍMICO
Richard Eduardo Chagas De Camargo 201310541
Vitor Rodrigues Bertoni 201310719
Wilber Silva Leonel Junior 201310555
Yara Aparecida Melo 201310488
Disciplina: Laboratório de Química (Turma P08)
Professor: Maria Inês Martins
UBERABA
20/01/2014
1. INTRODUÇÃO
Uma reação química pode atingir um estado no qual os processos de reação direta e inversa ocorrem à mesma velocidade. Essa condição é chamada de equilíbrio químico. Quando parece que uma reação química não esta ocorrendo, ela na verdade está em um estado no qual permanecem pequenas quantidades de reagentes que estão sendo consumidos, até que seja quase impossível de se medir. O principio de Le Chatelier explica que o equilíbrio sempre irá tender a se ajustar para minimizar a ação de uma força externa aplicada ao sistema. Se houver aumento da temperatura de um sistema, conseqüentemente irá ocorrer uma reação química que contribuirá para que o sistema seja resfriado (absorção de energia térmica), ou seja, a reação se desloca para o lado endotérmico da reação e o contrário acontece para a diminuição da temperatura. Se houver o aumento de um dado reagente ou produto, o equilíbrio favorecerá a reação de consumo desta substância que esta em excesso até que seja retomado um novo equilíbrio. Em relação ao aumento ou diminuição da pressão, o equilíbrio sempre favorece ao produto ou reagente de maior volume.
A regulação desse equilíbrio afeta o rendimento dos produtos fabricados nas indústrias químicas e também afeta o funcionamento do organismo humano e dos animais, como no sistema tampão que o sangue apresenta, mantendo o seu pH estável.
2. OBJETIVOS
Esta aula teve como objetivo o estudo e a observação do deslocamento do equilíbrio químico de uma reação, considerando para esse fim, fatores como variação da temperatura e concentrações dos