Psicologia clinica
P C
“A Psicologia Clínica é um dos mais apaixonantes e mais férteis domínios da acção humana quer na sua orientação prática, que se centra no sofrimento ou nos conflitos de um individuo, quer na produção de conhecimentos que permitem compreender melhor, ou até explicar, a maneira como o homem constrói o seu mundo.”
Pedinielli
Áreas de aplicação da Psicologia Clínica
O trabalho da Psicologia Clínica incide, por um lado, na intervenção em Psicopatologia (diagnóstico e acompanhamento) e, por outro, na promoção da Saúde Mental (numa perspectiva de prevenção).
P C
Noção de Psicologia Clínica
Psicologia Clínica é uma área da psicologia aplicada que tem como finalidade a prevenção, diagnóstico e tratamento de pessoas, grupos ou comunidades que apresentam problemas de carácter psicológico.
P C
Objecto de estudo
O objecto de estudo da psicologia clínica é a pessoa, o individuo, o sujeito concreto.
Método de trabalho
Estudo da mente, e consequente resolução dos problemas que o ser humano apresenta.
P C
Características Especificas do Psicólogo Clinico
O Psicólogo Clinico não tem um domínio de intervenção especifico nem recorre a um modelo único de abordagem, nem a um quadro teórico exclusivo ou a técnicas estandardizadas.
P C
Método de trabalho usado pelo Psicólogo Clinico
Alguns psicólogos clínicos consideram oportuna e necessária a aplicação de testes, outros rejeitam a sua aplicação; uns optam por terapias que se integram na corrente psicanalítica, outros na comportamentalcognitivista.
P C
“Pelo estudo dos casos, o psicólogo aprende a abordar os seres humanos, a levá-los a expressarem-se, a representarem a sua vida e a sua conduta a favor da interpretação compreensiva dos comportamentos considerados como significativos e expressivos. O psicólogo encontra no estudo dos casos um contacto directo com os problemas humanos.”
Lagache, D.
P C
Destinatários perante este método
O psicólogo clínico