Psicologia Clinica
A Psicologia Clínica é uma das áreas de atuação do Psicólogo. Para poder exercer a prática clínica, o profissional deve estar devidamente credenciado junto ao Conselho Regional de Psicologia de sua cidade.
O psicólogo clínico realiza atendimento terapêuticos. Fica a critério de cada profissional a escolha de uma abordagem teórica que irá nortear sua prática clínica.
A psicologia clínica é um ramo da psicologia, tem como objetivo a compreensão da pessoa na sua totalidade, na sua singularidade, em situação e evolução, considerando-a como um ser único, singular, não semelhante a qualquer outro.
Além disso, o psicólogo pode realizar atendimentos voltados a crianças, adolescentes, adultos, pessoas na terceira idade, gestantes, famílias e etc.
Intervenção em Crianças
As crianças são confrontados com questões e desafios com os quais ainda não conseguem lidar. Estas circunstâncias geram muitas das vezes sintomas, e problemas que requerem apoio psicológico para serem ultrapassados, no sentido de restabelecer o desenvolvimento adaptado da criança
Problemas frequentes Problemas de desenvolvimento Dificuldades de relacionamento Problemas de comportamento (ex. agressividade, apatia, etc.) Medos excessivos Enurese (urinar nas cuecas) e encoprese (evacuar nas cuecas) Choro indiscriminado e sem causa aparente Adaptação a situações de mudança Situações traumáticas Dificuldades de aprendizagem Dificuldades de atenção e concentração
Intervenção em Adolescentes O adolescente confronta-se com mudanças profundas ao nível dos seus desejos e das suas possibilidades afetivas e intelectuais. Ao mesmo tempo, tem que tomar decisões ao nível da orientação profissional e do projeto de vida que a sua autonomia crescente torna cada vez mais personalizado.
Problemas frequentes
Dificuldades de atenção e concentração Problemas de comportamento Dificuldades de relacionamento Problemas escolares Problemas de