Psicologia clinica
Nome:
Responsável técnico
Avalição Psicopedagógica
J, nascido em 29/03/2002, atualmente com 10 anos de idade, foi encaminhado para avaliação psicopedagógica pela Escola: Crescimento.
O encaminhamento psicopedagógico partiu da queixa na qual o sujeito em questão tem o comportamento e desenvolvimento inadequado, não interage com os colegas e professores, não aceita os comandos, não participa das atividades de forma satisfatória, não aceita ser contrariado e possui dificuldade na escrita.
A avaliação se deu no período de 04/07/2012 a 11/10/2012, com dois encontros semanais de 60 minutos cada sessão.
Na construção do diagnóstico foram utilizados os seguintes recursos avaliativos: 1- Entrevista Exploratória com os pais da criança;(Anamnese) 2- Contato de Estabelecimento Vincular; 3- Quebra-Cabeça Projetivo; 4- Jogos de lógica; 5- Jogos de regras sociais; 6- Jogo de Memória; 7- Testes de Psicomotricidade: Posição no Espaço, Relações Espaciais, Coordenação Visual Motora; 8- Teste H.T.P
Diagnostico:
De acordo com relatos de sua responsável (mãe) e análise técnica Psicológica, João França tem seu desenvolvimento e crescimento físico inadequado para sua faixa etária (abaixo do padrão), por conta de sua alimentação precária.
Como consequência do relato acima, detectamos que a criança possui Transtornos Disgráfico (Disgrafia), do tipo maturativa, desenvolvida a partir de fatores próprios de seu desenvolvimento comprometido.
A disgrafia pode ser caracterizada como um tipo de dificuldade de aprendizagem relacionada à linguagem, caracterizada por alterações na pressão da letra e falta de harmonia nos movimentos dissociados, bem como signos gráficos indiferenciados.
Entre as causas da disgrafia, acredita-se que estão os distúrbios da psicomotricidade em geral, e da percepto-motricidade em particular. No entanto, a disgrafia, assim como outros distúrbios de aprendizagem, não é considerada uma doença. Trata-se, de