Psicologia ambiental
Psicologia Ambiental – Arquitetura e Urbanismo
Estudo do Espaço Pessoal Aplicado
Aeroporto Internacional Pinto Martins
Autores: Aline Rodrigues Fernandes - 1413247
Ana Lícia Figueiredo Alencar - 1423252
Breno Sodré Bittencourt – 1414115
Cíntia Araújo de Medeiros – 1322334
Ginna Passos Ribeiro Sampaio – 1413924
Rafaella de Lima Souza Albuquerque - 1413918
Fortaleza – Ceará
Março/2014
Introdução Este trabalho destina-se a fazer uma análise referente às questões arquitetônicas do Aeroporto de Fortaleza, levando em consideração aspectos importantes referentes aos conceitos e técnicas a se aplicar em um ambiente para garantir a melhor ambientação em aspectos visuais, práticos e de conforto para as pessoas que o utilizam e no desempenho das funções que este presta.
O ambiente físico e estrutural interno do aeroporto foi analisado tecnicamente, conceitualmente e observado em sua prática. Assim, este trabalho apresentará conclusões relacionadas entre teoria e prática, soluções regulares e ideal, ao mesmo tempo em que se propõe a apresentar algumas possíveis soluções de problemas encontrados. Um dos preceitos para a realização do trabalho estava em interligar aspectos do Espaço Pessoal do indivíduo dentro do ambiente proposto, e isto será o foco e o direcionamento principal desta apresentação.
DESCRIÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA
Esta pesquisa foi motivada pela importância de perceber a utilização do Espaço Pessoal dentro de um ambiente proposto. Averiguar aspectos técnicos que garantam o conforto e a interatividade dos indivíduos que efetivamente utilizam o espaço durante passagem, destino ou local de trabalho. A análise e averiguação técnicas do ambiente para estes fins de integração humana é a causa primeira para a necessidade do estudo do ambiente.
JUSTIFICATIVA
É de extrema importância entender como o espaço funciona integrando o indivíduo dentro de sua funcionalidade para que