Psicologia Ambiental
O presente trabalho incere-se na disciplina de Psicologia Ambiental, o qual irá falar sobre o tema Relação entre a Psicologia e outras áreas de estudo. A Psicologia Ambiental refere-se como um campo das interações humano-ambientais. Muitos autores tratam de maneira multilateral as múltiplas relações recíprocas entre as pessoas e ambiente.
Várias disciplinas contribuem e convivem multilateralmente em volta de uma perspectiva comum: recíproca pessoa-espaço físico. A Psicologia Ambiental e é uma sub-área da Psicologia que compartilha com as demais sub-áreas dentro do círculo (Sociologia, Antropologia, Geografia social, Arquitetura, Planeamento urbano, Desenho/Ergometria, Paisagismo, entre outras). É neste contexto que o trabalho será abordado, trazendo as relações existentes entre a Psicologia Ambiental e outras áreas de estudo.
Este trabalho irá obedecer a seguinte estrutura: introdução, objectivos, metodologia e desenvolvimento e conclusão, onde discutirá os diferentes campos de estudo em que a Psicologia Ambiental se relaciona.
1.1. Objectivo geral
-Relacionar a Psicologia ambiental com outros campos de estudo.
1.2. Objectivo específicos
-Conceitualizar as diferentes ciências que se relacionam com a psicologia ambiental;
-Determinar a importância da relação entre a psicologia ambiental e as outras ciências;
1.3. Metodologia
O presente trabalho foi elaborado através da pesquisa citográfica usandos artigos científicos e ideias concluídas pela discussão em grupo.
1.4. Conceitos básicos
a) Antropologia: ciência que se ocupa da diversidade da realidade humana, através da variedade das populações, no tempo e no espaço.
b) Sociologia: é o estudo da vida e do comportamento social, sobretudo em relação a sistemas sociais, como eles funcionam, como mudam, as consequências que produzem e a sua relação complexa com a vida dos indivíduos.
c) Ergonomia: é a área que aborda questóes sobre a vida laboral moderna, tem como objectivo a prevenção de acidentes