PSICOLOGA
Problema: AS EMOÇÕES EXPRESSAS INADEQUADAMENTE INTERFEREM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM?
Objetivo Geral: Verificar como os transtornos emocionais influenciam no processo de aprendizagem das crianças com idade escolar.
Objetivos Específicos identificar os transtornos emocionais e estes muitas vezes expressos inadequadamente. Reconhecer os problemas de aprendizagem, as dificuldades de expressão, leitura e escrita. Pautar as interferências de um aspecto com o outro, tanto em ambiente escolar quanto individual.
Justificativa: A expressão dos sentimentos e emoções é um exercício necessário para as relações humanas. Reconhecê-los é fundamental para a sua manifestação saudável e adequada.
E com as crianças não é diferente, porém ainda, com sua tenra idade não reconhece o quanto essa expressão pode ser realizada de forma apropriada, até porque não a ensinaram como ela pode se relacionar com os colegas de classe, formar novo grupo de convivência, com os professores e confiar que o que eles estão ensinando é para o bem deles mesmo muitas vezes não fazendo parte da realidade que vive.
O conteúdo escolar vai apresentar essas dificuldades entre outras, pois além dos envolvimentos tem a aquisição de novos conhecimentos. E não ter alguma emoção envolvida chega a ser preocupante.
Isso sem falar da interferência social e familiar. Como uma criança poderá sentir-se frente a precariedades de moradia, alimentação, saúde, lazer. Ainda considerando os problemas como desemprego, alcoolismo, separação dos pais entre outras questões que acarretam um desenvolvimento afetivo inadequado para a aprendizagem.
Ainda os problemas escolares possivelmente estão ligados diretamente com problemas emocionais. E essa inter-relação é importante identificar para amenizar os conflitos que impedem o desenvolvimento saudável de uma criança.
Revisão de literatura: Seguindo uma visão apontada pelo Behaviorismo postulada por Skinner, as emoções