Movimentos Oceânicas (Ondas e Marés)
As ondas são movimentos das águas oceânicas provocadas pela acção do vento.
O vento ao soprar á superfície dos oceanos produz ondas que podem ser maiores ou menores conforme a intensidade do vento.
As ondas dos oceanos modificam constantemente as características das costas.
O movimento das águas oceânicas são as marés: A maré alta e a maré baixa. As marés fazem subir e descer o nível do mar. Este fenómeno é devido a atracção exercida pelas massas da lua e do sol sobre as águas dos oceanos.
Além disso, as massas das águas dos oceanos realizam movimentos de sentido horizontal, seguindo a mesma trajectória. São as correntes marítimas ou oceânicas.
A dinâmica das águas oceânicas
Os principais movimentos das águas oceânicas são:
Os movimentos oscilatórios (de vaivém) e (de avanço vai e vão voltam).
Dentro dos movimentos oscilatórios vamos encontrar as ondas e as marés. Os movimentos de avanço são correntes oceânicas.
Ondas oceânicas: é o conjunto de águas que se encontram num movimento de vaivém dentro do oceano ou nas costas oceânicas.
Ondas curtas ou superficiais: São aquelas que apresentam uma longitude menor que a profundidade e quando acontece ao contrario, estamos na presença de ondas longas ou de fundo.
As ondas oceânicas podem ser livres ou forçadas:
São livres, quando a causa que provoca a onda cessa logo.
São forçadas quando a causa que provoca a onda actua directamente.
Os oceanos são imensas massas de água salgada que abrangem grande parte da superfície terrestre. A enorme quantidade de água contida nos oceanos não permanece parada, pelo contrário, elas se movimentam o tempo todo. Dentre os principais movimentos podemos citar: as ondas, as marés e as correntes marítimas.
As ondas são movimentos provocados pelo vento, que sopra sobre a superfície das águas oceânicas. Quando as ondas se aproximam do litoral, elas se dobram e se quebram. Áreas de mar aberto apresentam ondas maiores. No Havai formam-se