Movimentos das águas oceânicas
Os oceanos são imensas massas de água salgada que abrangem grande parte da superfície terrestre. A enorme quantidade de água contida nos oceanos não permanece parada, pelo contrário, elas se movimentam o tempo todo. Estão diretamente relacionados à constante interação entre as esferas terrestres, e podem ser tanto horizontais quanto verticais. As águas oceânicas apresentam três movimentos principais: ondas, marés e correntes marítimas.
Ondas São movimentos horizontais que ocorrem na parte de cima das águas oceânicas. As principais causas são ação do vento, que agita as águas, ou nos abalos sísmicos que ocorrem no fundo do mar. O tamanho é resultante da combinação de fatores como a constância e a força do vento e o comportamento depende do relevo litorâneo e sua declividade. Quando as ondas se aproximam do litoral, elas se dobram e se quebram. Os elementos de uma onda são:
- cavado, a parte mais baixa;
- crista, a parte mais alta;
- altura;
- comprimento, a distância entre duas cristas. De acordo com o tamanho podem ser:
- Oscilatórias: são encontradas em alto mar, existe apenas por ação do vento, um movimento circulatório das moléculas de água. Nesse caso, a massa líquida não se desloca.
- Transladativas: ocorre quando o vento desloca a massa líquida em direção ao litoral.
- Ondas tsunami: ondas gigantes formadas por maremotos causados por erupções vulcânicas ou por abalos sísmicos no fundo dos oceanos. Comuns no oceano Pacífico. Marés As marés correspondem ao movimento vertical que as águas realizam diariamente, as quais avançam e recuam. Esse fenômeno se dá por meio de forças gravitacionais que o Sol e a Lua exercem sobre a Terra. A lua tem mais influencia na maré que o sol, visto que sua distancia é cerca de 400 vezes menor que a distancia Terra-Sol. Tal fenômeno acontece em um período de cerca de 12 horas, aonde podemos observar a maré baixa e a maré alta.
- Preamar ou maré alta: o