Geografia
Ana Carolina Tomé dos Santos
Andressa Moreira de Souza
Brendha Ashley da Silva Gonçalves
Jeniffer Santos da Silva
Luana Camila Silva Aragão
Nacor Hegner
Nicoly Silva Cardozo
Thalya Rodrigues Mello
Trabalho elaborado na matéria de: Geografia
Com a professora: Jaqueline
No 1º Ano Cª Informática
Vilhena-Rondônia dia: 23/10/2014
Águas: Oceânicas e continentais e suas utilizações socioeconômicas
Águas oceânicas
A maior parte de nosso planeta é ocupada pelas águas, sendo muitas vezes chamado de planeta água. A superfície total da Terra é de aproximadamente 510 milhões de km², sendo que, 361 milhões de km² dessa superfície são ocupados pelas águas.
A hidrosfera que é a parte liquida do planeta, é dividida em:
Águas oceânicas: que formam os oceanos e mares;
Águas continentais: incluem o lençol subterrâneo, geleiras, rios e lagos.
A água oceânica tem grande influencia no clima, nos transportes, no fornecimento de alimento (através da pesca) e na renovação do oxigênio do ar.
Os mares são uma extensão natural dos oceanos, quando estão perto de entrar em contato com os continentes. Os mares ocupam 41 milhões de km². Eles podem ser classificados em três tipos:
Mares abertos ou costeiros
Mares isolados
Mares continentais
Águas continentais
Águas continentais são todas aquelas que se acumulam na Terra formando geleiras, lagos e rios, que são de grande importância para todos os seres vivos. Os rios é o mais importante armazenador de água continental entre todos os outros sendo o rio Amazonas o eixo de ligação das regiões. É sobre ele que navegam embarcações onde são transportadas inúmeras pessoas e também produtos que são essenciais para vida.
Nos rios podemos encontrar espécies de vegetais e animais e muitos organismos vivos que possuem um papel fundamental para o equilíbrio do ecossistema. Essas águas continentais são muito importantes, pois possibilitam