GOLPE MILITAR NO BRASIL
THAISA XAVIER AVILA
MATRICULA: 47514
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE –FURG
GOLPE MILITAR NO BRASIL (1964-1985).
1.INTRODUÇÃO
A ditadura militar no Brasil , teve inicio com um golpe de estado de derrubou o presidente João Goulart, mais conhecido como Jango do poder. Que também ficou marcado na memória do povo pelas perseguições e torturas a quem se opunha ao regime. Muitos destes manifestantes que eram contrários a ditadura militar eram estudantes.
2.O COMEÇO DE TUDO.
Na verdade, o que levou ao golpe de 64, foi uma crise no governo por causa da renúncia de Janio Quadros em julho de 1961.Seu vice João Goulart assume o cargo, mas também era mal visto pelos mesmos que pressionaram Janio a renunciar.Acabou arrumando muitos inimigos no meio político, por causa das reformas que pretendia fazer em seu governo. Em 31 de março de 1964, depois de muitos conflitos e perda de apoio político, Jango é derrubado do poder pelos militares.O regime militar se estabeleceu no Brasil, de maneira repreensiva, que espalhou a violência a oposição.E também desprezou as instituições e os políticos. O regime deu um imenso poder aos militares que podiam fazer o que quisessem no Brasil.
3.A OPOSIÇÃO
Depois que o golpe foi dado, quem discordasse do regime era considerado inimigo do governo, o que rendeu torturas, prisões, assassinatos. As pessoas presas e torturadas, ficaram conhecidas como presos políticos.A violência afetou tanto homens, quanto mulheres inclusive grávidas, e crianças.As mulheres além de sofrerem as torturas convencionais, eram estupradas, e obrigadas a realizar as fantasias sexuais dos torturadores.Muitas destas vitimas de tortura desapareceram, e nunca mais foram encontradas. Médicos legistas davam falsos laudos que escondiam as marcas das torturas, quando eram questionados da causa da morte de um torturado, mentiam dizendo que era por causas naturais, ou atropelamentos.Muitas pessoas foram enterradas como