artrologia
Anderson Sória
Elisa Serafim 8483958872
Gabriela Reis
Iago Capela
Isadora Teixeira
RIO GRANDE
17/2014
Aparelho Reprodutor Feminino
O aparelho reprodutor feminino consiste em dois ovários, duas tubas uterinas, útero, a vagina e a genitália externa. Suas funções são produzir gametas femininos (ovócitos) e manter um óvocito fertilizado durante seu desenvolvimento através da fase embrionária e fetal até o nascimento. O aparelho reprodutor feminino produz hormônios sexuais que controlam órgãos do aparelho reprodutor e tem influência sobre outros órgãos do corpo.
A partir da menarca que é quando ocorre a primeira menstruação, o sistema reprodutor sofre modificações cíclicas em sua estrutura e ativididade funcional controladas por mecanismos neuro-humorais. A menopausa é um período variado durante o qual as modificações cíclicas ficam inregulares e acabam parando. No período de pós-menopausa há uma lenta involução do sistema reprodutor.
Ovários
Medindo aproximadamente 3cm de comprimento, 1,5cm de largura e 1cm de espessura. A sua superfície é coberta por um epitélio pavimentoso ou cúbico simples, o epitélio germinativo. Debaixo do epitélio germinativo há uma camada de tecido conjuntivo denso, a túnica albugínea, é responsável pela cor esbranquiçada do ovário. Abaixo da túnica albungínea há uma região chamada cortical, onde predominam os folículos ovarianos que contém os ovócitos.
Desenvolvimento inicial do ovário
Ao redor do primeiro mês de vida embrionária, uma pequena população de células germinativas primordiais migra no saco vitelino até os primórdios gonadais, onde as gônadas estão começando a se desenvolver. Nas gonadas essas células se dividem e se transformam nas ovogônias, que são equivalentes as espermatogônias do testículo. No segundo mês de vida intra-interina há cerca de 600.000 ovogônias e mais de 7 milhões ao redor do 5º