Artrologia
Artrologia é a parte da Anatomia que estuda as articulações. As articulações são conexões existentes entre dois ou mais ossos. Antigamente as articulações eram conhecidas como junturas, daí a expressão "dor nas juntas".
Classificação das articulações 1
1) Articulações fibrosas, sinartroses ou imóveis
Incluem articulações onde as superfícies dos ossos estão quase em contato direto, o elemento que se impõe às peças que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso. Há três tipos principais de articulações fibrosas: suturas, sindesmoses e gonfoses.
1.1) Suturas
São encontradas entre os ossos do crânio, estabelecendo ligações entre estes ossos. Podem ser encontradas três tipos de suturas:
- Suturas planas: as bordas dos ossos que se articulam dispõem de forma retilínea. Exemplo: sutura entre os ossos nasais.
- Suturas escamosas: articulações dos ossos que, juntos, estabelecem um encurvamento relativamente grande. Exemplo: sutura entre os ossos parietal e temporal (sutura parietotemporal).
- Suturas serreadas: articulações que se encontram sob a forma "de linhas denteadas". Exemplo: articulação entre os ossos parietais (articulação interparietal).
1.2) Sindesmoses
São articulações ligadas por fibras colágenas ou lâminas de tecido fibroso. Exemplo: articulação tíbio-fibular e articulação rádio-ulnar.
1.3) Gonfoses
Articulações que ocorrem, especificamente, nas ligações entre os dentes e os alvéolos dentários. Tem a função de firmar o dente no seu receptáculo.
Classificação das articulações 2
2) Articulações cartilaginosas, anfiartroses ou semi-móveis
São articulações nas quais o tecido que se interpõe é o tecido cartilaginoso. Seus ossos estão unidos por cartilagens pelo fato de pequenos movimentos serem possíveis nestas articulações. São consideredas articulações temporárias, pois com o tempo se calcificam.
Existem dois tipos de articulações cartilaginosas:
2.1) Sínfises
As articulações dos ossos